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Dicas para manter a saúde do seu carro

Pneus



Como saber se os pneus estão gastos?


Existem indicadores que são pequenas saliências no fundo dos sulcos ou esculturas. Se a profundidade do sulco chegar ao nível dessa saliência (limite de 1,6 mm), os pneus deverão ser trocados, pois você estará correndo risco, além de estar violando a legislação vigente.


O que devo fazer para que meus pneus durem mais?


• Verifique a pressão dos pneus quinzenalmente. A pressão correta é um fator de segurança e de durabilidade. Essa verificação deve ser efetuada “a frio” (menos de três quilômetros rodados).
• A calibragem é necessária para evitar vibrações, ajudando a combater o desgaste precoce das peças da suspensão. A cada troca de pneu, substitua a válvula ou a câmara, pois ela se deteriora sob a ação da força centrífuga.

Ganho Financeiro


Quando se usa um pneu correto, adequado ao tipo de veículo, garante-se um desgaste normal, aderência apropriada e menor fadiga dos componentes de suspensão, o que resulta numa maior economia.




Segurança


O pneu correto vai interagir harmoniosamente com as variáveis de torque, aquecimento, frenagens, curvas, etc., garantindo segurança nos diversos tipos de utilização.




Perda do Seguro


As seguradoras podem recusar a cobertura do sinistro se for detectado que os danos ocasionados ao veículo foram decorrentes da utilização de um pneu montado fora das medidas e índices homologados pela montadora.




Conforto e estabilidade


Um veículo com certo desempenho “exige” um pneu à altura, que ofereça estabilidade e precisão em altas velocidades e repostas rápidas à solicitação do motorista, sem comprometer o conforto, nem tirar o prazer de dirigir.




Danos de utilização


Nenhum fabricante garante o pneu caso seja constatado que os danos em questão se originaram da montagem de pneu incorreto para aquele tipo de veículo.




Posso utilizar nitrogênio para inflar os pneus?


O uso do nitrogênio pode trazer alguns benefícios ao Pneumático:
- Menor temperatura de trabalho do pneu;
- Menor oxidação do material ferroso (cabos de aço);
- Menor perda de pressão, já que o nitrogênio não migra com facilidade através da borracha.
Caso infle os pneus com nitrogênio, sempre faça a manutenção das pressões apenas com nitrogênio, caso contrário ele perderá seu efeito.




O tampão da válvula assegura a perfeita vedação do pneu?


Sim. O tampão da válvula é um componente importante para a manutenção correta das pressões em um pneu, além de proteger o mecanismo interior da válvula contra a oxidação.




Alguns pneus têm sentido de rodagem e montagem?


Os pneus direcionais têm sentido de rodagem e os pneus assimétricos têm sentido de montagem. Devem-se observar as orientações do fabricante.




Quando realizar os rodízios e de que forma?


Para aumentar a durabilidade dos pneus radiais, podemos realizar rodízios em H, ou seja, sem alterar o sentido de rodagem dos pneumáticos. Aconselhamos realizar o rodízio dos pneus a cada 7000 km.




Quando comprar 02 pneus novos, onde devo montá-los, atrás ou na frente?


No eixo traseiro.
Esclarecemos abaixo alguns dos motivos que nos levam a esta recomendação:
• Garantia de melhor equilíbrio do carro em freadas bruscas;
• Garantia de melhor resposta em curvas fechadas;
• Garantia de máxima segurança no eixo traseiro, no qual o condutor do veículo não tem controle direcional;
• A maioria dos veículos brasileiros tem tração no eixo dianteiro.
Lembramos que os pneus que não foram trocados devem estar em perfeitas condições




Posso montar pneus de esculturas diferentes no mesmo veículo?


Pneus de esculturas diferentes não devem ser montados no mesmo eixo para evitar problemas na geometria e de comportamento do veículo, principalmente em solo molhado.




Quando devo trocar os pneus?


Em pneus de carros e caminhonetes, o desgaste máximo permitido pelo Departamento de Estradas e Rodagem é de 1.6 mm. Já para os pneus de moto é de 0.8 mm, portanto os pneus devem ser substituídos antes de atingirem estes valores. Pelo não cumprimento desta recomendação, o veículo estará sujeito à multas e apreensão.




Caso os pneus sem câmara furem, como proceder?


Quando um pneu tubless (sem câmara) está furado, não devemos montá-lo com câmara. Em caso de furo, os pneus devem ser reparados.




O que é índice de performance?


O índice de desempenho é responsável por indicar as capacidades de velocidade, tração e equilíbrio do pneu. Este índice deve ser respeitado conforme a homologação dada pelo fabricante de cada veículo.




Qual é o pneu (dimensão) e o modelo que posso usar?


O manual do fabricante veículo deve sempre ser consultado. Seguindo as tolerâncias definidas nos regulamentos de Homologação de Pneumáticos.



Descrição do Pneu


- 175/70 R13 = É A DESCRIÇÃO MAIS USUAL;


“R” representa que a estrutura deste pneu é Radial;
“13” é o diâmetro de apoio, corresponde ao da roda em polegadas.
“175 é a largura máxima do pneu montado e inflado em milímetros;
“70 = representa a série dos pneus: a altura do flanco corresponde a 70% da largura do pneu;

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